gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Campeonato da LPA – Fórmula de Disputa

A Liga, foi sensível a vários argumentos apresentados em relação à fórmula de disputa do seu Campeonato , nomeadamente em relação ao Grupo “B” , cujos jogos se poderiam tornar em algo, sem interesse para a prova. Embora aparentemente a prova possa parecer igual a anterior têm algumas alterações.

Após uma 1.ª fase ( Fase Regular ) de TXT a duas voltas , verifica-se o seguinte :

Os 6 primeiros Classificados, ficam imediatamente apurados para o Play OFF. Os restantes disputam um chamado Play OUT , de apuramento para o Play OFF , com o emparelhamento do 7.º X 10.º e 8.º X 9.º , à melhor de 3 jogos.

Disputando os vencidos os 2 jogos de ordenamento Classificativo, para o 9.º e 10.º Lugar, utilizando como sistema de desempate o Sistema das Competições Europeias.

Finalmente as 6 equipas apuradas directamente da Fase regular, mais as 2 equipas apuradas do Play OUT, disputaram o Play OFF em moldes iguais ao da época anterior.

Na nossa opinião a prova ficou mais equilibrada, deixaram de existir tantos jogos, sem qualquer interesse, e tornou-se ainda mais competitiva.

O Analista

3 comentários:

Anónimo disse...

Na LPA existe democracia e quando as propostas sugeridas pelos clubes favorecem a competição, não existem motivos para que não se façam reajustamentos tendo em vista a melhoria de qualidade da prova.

Ali não funcionam as regras da "calçada".

Anónimo disse...

Estou muito mais de acordo com este modelo de competição, mas não se justifica o Play Off mas sim uma fase final a 6 todos contra todos e o grupo dos 4 piores classificados teria uma competição todos contra todos. Este é o modelo ideal, mas optaram com o play off, é o erro menor , mas corrigiram o problema das equipas que ficaram de fora como o ano passado sem competição a partir de Março. quem paga os salarios ate 31 de julho?.
O modelo de competição é fundamental para o êxito do campeonato, e neste aspecto os últimos anos da LPA tem sido um verdadeiro Bluff.
Parabéns pela correcção.
Os melhores campeonatos na história do andebol português no passado com pavilhões cheios e muito entusiasmo , foram aqueles que deviram a época em duas fases, fase regular e fase final , todos contra todos em dois grupos.

Anónimo disse...

Dou os meus parabéns aos comentários do anónimo das 9:47 que se vê que sabe do assunto e já tinha ouvido esta conversa no clinic da AAP com varios treinadores/profs de Educação física que este ajustamento ao modelo aprovado que foi proposto pela AAAS, através penso eu de um dos ouvintes(PQ) que estava presente nessa conversa informal.
Quanto ao primeiro comentário sobre a mudança que numca seria possivel se fosse a organizar a FPA, recordo que LPA fez um campeonato a 3 voltas em quesaiu vencedor a SAD-Madeiracom Alexander Donner a dirigir e a 3ª volta foi uma vergonha, sem publico distante da massa desportiva doandebol e isso facilitou a vida á SAD Madeira. Mais vale estar calado.
Para o ano experimentem 2 fases(fase regular e fase final ideal 12 clubes), com uma fase final de 6 todos contra todos e vão ver que que o Homem que mais sabe disto em Portugal tem razão. O modelo de competição é a chave do Sucesso em todas as modalidades.