gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Exames para Árbitros Nacionais

Em tempo, a FAP , fez publicar através da sua circular 118 – Época 2007/2008, os árbitros convocados para exames a quadros Nacionais, que seriam efectuados durante a realização da PO37 ( Encontro Nacional Minis em Masculinos e Femininos ), que se realizaram em Aveiro ( Masculinos ) e Lagoa ( Femininos ), convocando um total de 27 quadros para Aveiro e 13 quadros para Lagoa, estranhamente não havia quadros das Associações de Lisboa, Porto, Leiria e Braga, ou se trabalha muito mal na formação nestas Associações, ou não existiam quadros com valor suficiente para prestar provas de aptidão aos quadros Nacionais, não acreditamos pois por exemplo Leiria e Braga tem dado provas relativas do trabalho que estão a efectuar.

Agora a FAP Faz publicar através da sua circular 136 Época 2007/2008 , os resultados dos exames. Tudo normal ( até estranhamente normal, pois é a 1.ª vez que esta época se dá conta dos resultados de uma acção de formação ), no entanto o que se verifica , apenas é dado conhecimento dos considerados aptos, então, e os outros, foram não aptos ou faltaram ?? Porque não se divulga o que se passou com os outros quadros ??Mas estranho, aparecem na lista de aptos duas duplas de Braga que nem sequer constavam da convocatória, o que se passou ? Será a FAP a pagar favores !!! O que se passou com os quadros, por exemplo das Associações de Portalegre, Setúbal , Évora, Guarda e Castelo Branco, senhores da FAP a transparência deve ser total, os processos devem ser tratados com igualdade para todos, e não só para alguns.

Referimos apenas por curiosidade a passagem a árbitro Nacional do Quadro Henrique Oliveira de Vila Real , apenas pelo facto deste elemento ter vindo dos Açores para o Continente. Pois não existem noticias de exames para quadro Nacional de árbitros das Regiões Autónomas.

O Formador

5 comentários:

Anónimo disse...

Só falta dizer de aonde eram os que passaram , era iro de ver.

Henrique Oliveira disse...

Só a titulo de curiosidade eu já fui arbitro nacional à 2 anos e como na época passada não inscrevi-me por injustiças por ser dos açores e vai continuar a ser a todos os arbitros açoreanos que sejam nacionais e com a minha vinda para território nacional, decidi-me voltar a inscrever em Abril e como já decorria metade da época tinha perdido a categoria nacional. Agora quero mostrar que nos açores tambem se sabe arbitrar, algo que aconteceu esta época que passou, com o meu ex companheiro de dupla Rui Machado que arbitrou jogos da liga, mas por ser dos Açores tiveram que lhe cortar as pernas por verbas.
Mas em relação a não ter vindo ninguem dos Açores para subir a nacional, dou a resposta. Neste momento existe 4 arbitros açoreanos nacionais 1 deles veio ao continente efectuar cerca 40 jogos e no final não teve classificação a nivel de FAP, mas a nivel de liga ficou em 6ª os outros 3 arbitros 1 dupla teve 1deslocação a territorio nacional para arbitrar 4 jogos e 7 jogos da PO02 dos Marienses em casa para a FAP poupar dinheiro nas deslocações dos arbitros e no fim não tiveram classificação, e o pensamento é o seguinte, para que serve ter arbitros nacionais açoreanos? por isso o facto não haver mais candidatos a arbitros nacionais açoreanos, é triste mas é a realidade mas o proprio governo regional não apoia o suficiente,como acontece na Madeira.

Anónimo disse...

Na votação para melhor ponta esquerda aparece o nome de Rui Almeida que foi um óptimo ... ponta direita! Foi, inclusivamente, colega do Álvaro Martins, no ABC, mas jogava um em cada ponta.

Anónimo disse...

Gosto de ler o vosso blog.

Sobre a arbitragem ou o que ainda existe.
Posso informar que os árbitros de Setúbal não estiveram presentes em Lagoa por várias razões:
1º Porque um árbitro ainda está em exames na universidade
2º Porque outro árbitro trabalha em turno nocturno empresa de serviço temporário
3º Porque o 3 e 4 árbitro convocado não foram despensados do trabalho, e também souberam da convocatória emcima da data.

As despesas dos kms a perda de dias de trabalho ser á conta dos àrbitros (nos torneios não existe qualquer ganho).
Estes Árbitros andaram a época 2007/2008 a arbitrar jogos da Federação/Associação. Pois agora não poderam ir a Lagoa não podem pertencer aos quadros Nacionais.

Por estas e outras situações como a classificação dos Árbitros esta época que são uma farsa, senão vejamos só esta situação uma dupla começa a arbitrar uma época mas chega a certa altura falta 3 meses e pede dispensa porque ficou chateado com alguma situação. como pode este Árbitro ter a mesma classificação que o seu colega se quando pedem dispensa são penalizados na classificação.

Isto é só informação para poder ajudar a mudar para melhor o Andebol / Arbitragem

Paulo Mora

Anónimo disse...

Façam queixa à APAOMA.
Para aonde perguntam?
Não sei mas se chamarem um cão policia talvez lá vá pelo cheiro.
Querem mais uma dica?
Então lá vai.
Aposto o dobro contra nada que na Assembleia ( pró penacho ), da FAP, lá estará um doutor , ou dois.
Saudações