gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Quem tem medo das Ligas ...

Este tema está na ordem do dia, mas não se entende bem porquê, ou por outra, algumas Federações e Associações com poder instituído e sem capacidade de renovação, ou de entender o fenómeno desportivo, “gritam” e ”batem” em tudo o que mexe, sem capacidade para dialogar, sem capacidade para decidir, sem capacidade para desenvolver, sem capacidade para reagir e quando surge algo de novo, “cai o Carmo e a Trindade” e o que se ouve é... O País, não tem capacidade para profissionalizar..., e pergunta-se e o que são os Atletas do Futsal, e os estrangeiros do Volei, e os elementos do Hóquei Patins, que recebem verbas, que a nós até “arrepiam”. Ou será que os Clubes, por exemplo da Proliga de Basquete, são amadores? A quem querem enganar. Nós sabemos à Segurança Social e ao Fisco. Porque não existe uma actuação fiscalizadora, por parte das entidades competentes sobre estas matérias, provavelmente teríamos muitas e desagradáveis surpresas.

Mas existem articulistas, que entram no mesmo jogo, quando deveriam ser frios nas suas análises e artigos de opinião. Inventam-se contratos de formação desportiva (O que é isto?), os Recibos verdes não servem (diga-se nas Ligas!!), mas porquê o Código de Trabalho já foi alterado? Já não existem os contratos de prestação de serviços? Já não existem os contratos a prazo? Já não existem os contratos a termo? Como é que os estrangeiros nas diversas modalidades obtêm o visto de residência? Não sejamos falsos, e diga-se o porquê de não querer Ligas.

As Federações que têm assento no Conselho Nacional do Desporto, só lá estão porque existem Ligas, esta é que é, a verdade pura, a Lei é clara.

Nas ligas os clubes, tem lugar nas Assembleias-gerais, nas Comissões Delegadas, reúnem-se uma vez por mês (caso da Liga de Andebol), dirigem os seus destinos, são participativos, tomam as decisões que mais lhes convêm, quem é contra isto?

São as AG das Federações, em que vai tudo “cozinhado”, o verdadeiro epicentro das Modalidades???!! Não; o verdadeiro suporte de qualquer modalidade, são os atletas e os clubes, que lhes dão condições, que proporcionam a actividade, e mais, na maior parte dos casos, nem subsídios do estado recebem, esses vão para as Federações, que mantêm um verdadeiro “arsenal” de funcionários na maior parte dos casos pagos a peso de “ouro”, segundo o que se consta.

Podemos ainda referir as Selecções Nacionais, quem é que paga ao Estado, Segurança Social? Os clubes. Quem recebe os subsídios para as Selecções? As Federações. Quem fica sem os atletas, durante largos períodos da época desportiva? Os Clubes. E por hoje chega.

Termino da mesma forma com que iniciei, “quem tem medo das Ligas...”

O Jurídico

7 comentários:

Anónimo disse...

Á grande banhadas, deste forte e feio, acertas-te na muje, agora quero ver se á comentários, ou se se metem dentro como de costume.
Como diria o CHOCALHO, até a barraca abana

Anónimo disse...

Nao percebi nada, sao os clubes que devem mandar na nossa modalidade como diz no texto, ou 10 clubes da liga entre os quais alguns falidos? é que são coisas diferentes!

O Banhadas Andebol disse...

Não são 10 na LPA, são 11, e o que se pretende dizer, é que nas ligas os clubes são participantes directos na actividade e nas federações não.

Anónimo disse...

Juridico, quanto é que as Ligas te pagaram para fazeres este texto, ou comes da mesma "gamela"

Anónimo disse...

Quando se toca nos machinhos dos meninos eles estrabucham logo, boa os srs Prof. que se cuidem.

Anónimo disse...

Bom texto, estou plenamente de acordo, gostava por exemplo de saber como é que o F.Holanda paga e os Emp. do Comercio , são todos amadores!!!! , mas atenção há mais. E isto ninguem fala, perferem o camuflado

Anónimo disse...

Aos defensores da não existêmcia de ligas, este texto assenta que nem uma luva. É verdade e eu sei, são oslocais oonde os clubes gerem verdadeiramente os seus destinos. Gostava de ver os criticos a comentar agora ! o que têm a dizer, nada.