gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 10 de abril de 2008

O Valor do Jogo de Andebol

Na nossa pesquisa, sobre material, que justifique a sua divulgação e que acima de tudo valorize a nossa modalidade , tivemos o prazer de um amante da modalidade, nos ter cedido, “diga-se a titulo de empréstimo” , um Livro de Regras de Andebol edição de 1978, efectuada pela então Secretaria do Estado da Juventude e Desportos, que contem um texto que pelo seu valor, e que, se mantem actual ainda hoje, merece ampla divulgação.

O valor do Jogo de Andebol

Simples na sua concepção, jogo com bom nível e variado nas suas características, o Andebol reúne todas as vantagens dum jogo de equipa. A par da habilidade no manejo da bola, estimula o mobilismo intelectual, juntamente com o espírito de camaradagem e do desportivismo.
No campo da educação física, o Andebol ( mais qualquer outro desporto de equipa ) exerce uma acção completa sobre o corpo e seus órgãos, pois reúne as três provas atléticas fundamentais: a corrida, o salto e o lançamento. É, portanto, particularmente recomendável, para os jovens, mas tem também acção benéfica no jogador adulto, mantendo-o alerta, ágil e resistente à idade avançada.
A corrida tem um papel preponderante no Andebol. Mas, a par da rapidez nos arranques, são também exercidas a destreza nas fintas, a agilidade na tomada de bola no solo ou no ar, a habilidade e a força nos passes, e na marcação de golos, fazendo assim trabalhar, alternada e harmoniosamente, o tronco, as pernas e os braços.
A popularidade crescente que o Andebol vem conhecendo não apenas devida à sua benéfica sobre a saúde. Deve-se também ao facto de ser jogado com as mãos, esse instrumento natural do homem, se qualquer outro acessório. Pode, portanto, ser jogado por qualquer pessoa, em qualquer parte, sem engenhos especiais, bastam uma bola, um campo e duas balizas.
Entre as vantagens oferecidas pelo Andebol ( Formação Física completa, modestos encargos financeiros e numero relativamente pouco elevado de jogadores )há ainda a citar o melhoramento harmonioso que dá aos pulmões e ao coração: O Andebol activa e corrige a circulação sanguínea e as funções respiratórias, como poucos outros jogos de equipa o fazem.
O treino do jogador de Andebol compreende exercícios de ginástica, corrida, saltos, técnica do manejo de bola, bem como instrução táctica, tudo acompanhado por uma educação sobre uma sã concepção do jogo, a qual foi imprimido um espírito desportivo puro.
Alem disso contribuem para o desenrolar estético do jogo regras preciosas e judiciosamente estabelecidas. As exigências do treino e das competições exercem, igualmente, influência benfazeja sobre a formação do carácter.

O Banhadas Andebol

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela publicação deste texto, assim todos procedessem, e a modalidade estaria certamente muito melhor

O andebolista