gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 18 de março de 2008

Arbitragem Nacional

A arbitragem é um tema controverso e na maior parte das vezes, vive num ambiente demasiado fechado. Muitos são os que criticam ( por vezes com razão, para não dizer muitas ), outras para se justificarem dos desaires que as suas equipas sofrem, outras ainda, apenas como descarga para o seu, mau / péssimo desempenho, mas os contributos para a sua melhoria, começando pela entidade responsável pela sua formação e acompanhamento ( FAP ) são nulos ou quase nulos. E porquê ? Uma questão que se poderá colocar. A resposta não é linear , mas sempre poderemos adiantar que no nosso entender, a mesma se fundamentará essencialmente na falta de qualidade dos seus Dirigentes, na falta de qualidade dos prelectores nas suas acções de formação, e sobretudo na falta de elaboração e divulgação de toda a documentação que é emanada pelos organismo Internacionais e não só, pois através dos actuais meios de comunicação e divulgação, muita matéria interessante se encontra no “Ciberespaço” .

Mas existe algo que nos alerta, para este marasmo de informação e divulgação, então alguns dos Dirigentes ( FAP ) e dos nossos árbitros não frequentam acções no Estrangeiro? Sabemos que sim, mas uma questão se levanta, e onde estão os respectivos relatórios ? Existem ? Provavelmente não, Mas se existem , onde está a divulgação dos mesmos ? Ou são guardados, para só alguns terem conhecimento ?

A FAP e a LPA, fazem observações aos jogos , mas dos seus resultados pouco se sabe, ressalva-se que na LPA , no seu site ainda existe alguma coisa, mas que consideramos pouco, agora na FAP o conhecimento público é zero, ou por outra, apenas serve para atribuir uma mera classificação de final de época e para umas quantas deslocações . Não existe uma avaliação dos parâmetros que segundo a IHF e a EHF, devem ser analisados, não existe um levantamento sério dos problemas em que a arbitragem Nacional está mais fraca, resumindo não existe nada.

Nós queremos dar um pequeno contributo, e deste modo o nosso colaborador o Formador, fez um pequeno levantamento das situações em que a arbitragem Nacional, necessita de melhorar, não faremos referências a nomes, pois estas foram feitas na analise ás duplas, mas apenas dos parâmetros que conhecemos.

Parâmetros Maus : Sanção Progressiva; Passos.
Parâmetros Insuficientes : Falta do Atacante ; Lançamento Livre de 7 metros.
Parâmetro a Rever : Lei da Vantagem, Personalidade ( Arrogância )

O Formador

1 comentário:

Anónimo disse...

Estranho, com tanta gente a criticar ainda não houve comentários, devem saber todos mmuito, ou então é como o costume , somos um país de treinadores de dirigentes e todos sabem regras , isto é uma maravilha. Gostava de ver alguns que se dizem treinadores e outros que são atletas a dizerem como é.Mas paciência , se calhar a FAP é que têm razão